Domingo, 22 de Maio de 2022
°

-

Anúncio
Página São Paulo

São Paulo

Considerada a maior metrópole da América do Sul, São Paulo é uma cidade que fica na região sudeste do Brasil. Fundada em 25 de janeiro de 1554, ainda no século XVI, é a capital do estado que também recebeu o seu nome. 

São Paulo é conhecida internacionalmente, sobretudo pelas atividades econômicas que são desenvolvidas nela. Com um Produto Bruto Interno (PIB) alto, correspondendo, consecutivas vezes, 10% do nacional, é um lugar que atrai empresas de diversos lugares do mundo, ocupando a 10ª colocação de cidades com maior PIB no ranking mundial. 

A capital paulista também é uma das mais populosas do mundo. De acordo com um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), São Paulo é menor, no quesito populacional, apenas do que Tóquio, Delhi e Xangai, ficando na quarta colocação da lista, com 12,33 milhões de pessoas vivendo nela. 

As atividades culturais também são destaque da metrópole, que hoje recebe influências artísticas de diversas regiões do Brasil, como também internacional. Aliás, recebeu influências da Itália, Japão, Coreia, Portugal, Alemanha, entre outras. 

Inclusive tendo bairro próprios para populações estrangeiras, como o Bexiga, que concentra um grande número de italianos e seus descendentes brasileiros, e Liberdade, bairro com moradores japoneses.  

Há coletivos grandes de nordestinos, nos bairros Treze de Maio, por exemplo, com um comércio inclinado para produtos da região. O Centro de Tradições Nordestinas (CTN), que visa valorizar e preservar a cultura nordestina em São paulo, principalmente por ser uma cidade que recebe, inclusive vale ressaltar que há muitos nordestinos que vivem espalhados pela cidade, migrantes da região. A maioria deles sai de suas cidades no Nordeste e vão para São Paulo em busca de uma oportunidade de trabalho. 

A redação do O Noroeste não poderia encerrar este artigo sem ressaltar os monumentos arquitetônicos tombados, que ficam localizados na cidade de São Paulo. São eles:

Teatro Municipal de São Paulo
Monumento às Bandeiras

Estádio Paulo Machado de Carvalho

Memorial da América Latina
Casa do Bandeirante

Instituto Butantan

Estação Pinacoteca

Mosteiro de São Bento

Parque do Ibirapuera
Estação Júlio Prestes

Academia Paulista de Letras

Palácio das Indústrias

Palácio dos Campos Elísios

Conjunto Nacional
Museu Catavento 

Parque da Independência
Estação da Luz

Comida 

Um dos pratos mais servidos em São Paulo é o Virado à Paulista, que é uma receita forte, que tem como base o feijão e a farinha. No virado vai arroz, bisteca, torresmo, ovo frito, couve refogada e uma mistura de feijão, com farinha e linguiça de porco (semelhante ao tutu). Algumas pessoas gostam de acrescentar banana à milanesa. 

Outro prato conhecido é o mandiopã. Ele se parece com um salgado frito, porém a massa é feita de fécula de mandioca, que também é conhecido como polvilho ou goma. 

O Pastel do Mercado Central de São Paulo também merece destaque. Pois embora o lanche tenha origem na Península Ibérica, já se tornou tradicional para os paulistanos para para mordiscar um pastel com caldo de cana antes ou depois das compras.  

A caipirinha é uma bebida com base na cachaça, limão e açúcar. Embora ela tenha sido inventada no interior de São Paulo ou Minas, não se sabe ao certo, acabou caindo no gosto dos paulistanos que apreciam bastante o drink

- Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias