Quantos dias são necessários para se recuperar da "doença" do racismo praticado, VINTE? Qual é a especialização médica que trata esses casos, racismologia? Quais são os medicamentos receitados para quem pratica racismo? Qual é a dor que o racista sente, é em qual parte do corpo? Qual é o número de infectados por esse "vírus" que torna as pessoas tão violentas? Ninguém saberá responder essas perguntas, pois não tem explicação, a ciência tá muito atrasada nesse sentido (contem ironia). Mas dá pra caucular os impactos físicos, psiquicos e emocionais na vida de que sofre racismo.
VINTE DIAS não são suficientes para curar o que não é doença, VINTE DIAS não podem calar o grito contido, nem desatar o nó na garganta das pessoas negras que se sentiram ofendidas, tampouco da vítima. VINTE DIAS, AINDA MAIS DESACOMPANHADOS DE UMA MÍNIMA RETRATAÇÃO, são insuficientes para trazer de volta a confiança de uma boa parcela da popluação rio-pretense ( que já não confiava lá essas coisas). SOMOS UMA MULTIDÃO! Somos mais de 150 mil vidas negras em Rio Preto.
Nem os melhores médicos do mundo, nos melhores hospitais, com os melhores remédios conseguiriam curar quem nasceu disposto a oprimir, violentar, perseguir, silenciar. Portando não é doença, isso é escolha! Diferentemente de quem é mulher, negro, LGBTQIAP+, ou portador de deficiência física ou mental, que não pôde escolher, apenas nasceu assim, você não, não mete essa, cara. Você escolheu ser assim!! Não está doente, nem nasceu em condição de minoria em direito. Você, ou melhor, Vossa Excelência, com todos os seus direitos garantidos, escolheu tirar o direito de um trabalhador, único e exclusivamente por causa da cor da pele dele. E isso lá é doença?? Vai te lascar!!!
Sua cara não fica nem vermelha, você deve rir de nós. deve pensar "Ah vou tirar uns dias de férias e logo o povo esquece", NÃO! Não nos esquecemos e não pararemos de falar disso.
Se o racismo pode causar diversos danos psicológicos, como transtornos mentais, ansiedade, depressão, baixa autoestima, fobia, estresse, complexo de inferioridade e transtorno de estresse pós-traumático em nós, não serão VINTE DIAS que nos farão esquecer.
Quando sabemos que pessoas que sofrem discriminação racial têm mais chances de desenvolver falência renal, hipertensão, derrame e doença mental, não serão VINTE DIAS que apagarão essa informação. Quando temos a informação de que crianças exposta a situação de crime de racismo desenvolvem um cérebro em estado constante de alerta, têm mais chances de desenvolver doença crônica, além de serem as mais abusadas sexualmente, não serão VINTE DIAS que tirarão isso de nossa memória.
Isso sim é doença, as mazelas que o povo preto sofre diariamente só por ter nascido com o tom da pele mais escuro, com os cabelos crepos e cacheados, com os traços negroides. Nós padecemos de férias, como as que você tirou depois de nos ofender, para nos curar da opressão que pessoas como você ESCOLHERAM reproduzir em nós. Não me venha com doença, com atestado, com VINTE DIAS para tentar apagar a memória de uma gente que vem sendo apagada por mais de 400 anos.
Renucie!! Mostra a tua bravura, mostra a tua coragem, tenha hombridade, tenha brio. Você não nos representa, pelo contrário, nos envergonhou nacionalmente. Volta para porão de onde você saiu, pois nós não iremos voltar para a senzada. Não tem páixão pelo futebol ou carnaval que nos fará esquecer de 23 de fevereiro.
Mín. 19° Máx. 24°