Uma noite de arte agitará a Casa Sp Afro de São josé do Rio Preto nesta sexta-feira,13. O ator e diretor cênico David Balt apresentará o espetáculo "Cemitário dos Vivos", baseado na vida e obras do escritor Lima Barreto. Na sequência a escritora Pâmela Ramos proporá o Sarau Versos de Lima, juntamente com Maicon Àkinn, Rafix, Geó, Tati Santos e outros poetas do unicípi, pois haverá o momento de microfone aberto.
A entrada será gratuita Quem embalará a noite com discotecagem será Lu Pequim.
Lima Barreto foi um importante escritor brasileiro, nascido em 13 de maio de 1881, no Rio de Janeiro, e falecido em 1º de novembro de 1922. Conhecido por sua crítica social e pela exploração de temas relacionados à identidade brasileira, suas obras frequentemente abordam questões de classe, raça e política.
Entre seus trabalhos mais destacados está o romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma" (1915), que narra a história de um funcionário público apaixonado pela patria, cuja idealização leva à desilusão. O livro é uma sátira à sociedade brasileira da época e critica o nacionalismo exagerado.
Outra obra significativa é "Recordações do Escrivão Isaías Caminha" (1909), onde Barreto utiliza a narrativa autobiográfica para refletir sobre sua própria experiência e a discriminação que sofreu. Seu estilo é marcado pelo uso de um linguajar coloquial, que traduz a realidade e os conflitos do seu tempo.
Além de romancista, Barreto foi também um ensaísta e jornalista, sendo um membro ativo da vida literária carioca. Sua prosa e seus personagens costumam revelar o sofrimento e as contradições do cotidiano, estabelecendo Lima Barreto como uma voz essencial na literatura brasileira.
Iniciou estudos em dança no ano de 2004 e em teatro 2014. No ano de 2009 entrou para Cia Balé de Rio Preto (como bailarino nos espetáculos “Alma Aprisionada”, “Aos que aqui estão” e “Wohin?”)entrando em contato com os melhores profissionais de dança de Rio Preto e do país.
Nos últimos dez anos, além do Balé de Rio Preto, atuou como bailarino de diversas Cias de dança como Cia Duncan e Asa de Borboleta. Em 2018 trabalhou na Escola Flamy Dance na Itália. Desde 2014 trabalha como ator na Cia. Apocalíptica atuando nos espetáculos, “Saltimbancos”, “Cuidado com a Cuca”, “A Caminho de Belém” . Em 2020, estreou o espetáculo online “Refugo” pela Cia. Beradeiro, participou de 3 festivais de dança online, “Afeto” (organizado pelo Nova Danza), “Dance em Casa” (organizado pela escola Alma Gemea) e “Primo Spettacolo Virtuale” (organizado pela escola Flamy Dance na Italia\Terracina).
Em 2021 produziu e participou do 2º Festival de Artes do Fim do Mundo e do FrESTA – Jornada Literária.2022 estreou como ator do coletivo Cênica no espetáculo "Virado á Paulista". Atualmente é bailarino do Balé de Rio Preto e ator da Cia Apocalíptica, Beradeiro, Cia. Palhaçaria, Gal e Gira Produções Artísticas.
Pâmela Ramos é estudante de licenciatura em Artes Visuais, atualmente trabalha como Educadora no projeto “Quintal Afro-brasileiro” nas escolas municipais de Mirassol - SP, atuou como professora de Artes e Poesia no Projeto Social Aquarela pelo Centro Social Estoril, no período de contraturno escolar para cerca de 120 crianças de 6 a 18 anos. Foi estagiária do Colégio Quintal Mágico com alunos da primeira infância de 1 a 9 anos. Poeta há dez anos e co-criadora do Núcleo de Produção Cia (In)verso, também trabalhou com o Quintal Lúdico do e educadora de exposição no Sesc Rio Preto.
Espetáculo e Sarau (no sarau terá o momento de microfone aberto)
Data: 13/12
Horário: 19:00
Local: Casa SP Afro (Av. José Rodrigues Lisboa, 470 - Jardim Santa Lucia
Direção e atuação: David Balt
Produção executiva: Esumayê
Direção do Sarau:Pâmela Ramos
Assessoria de Imprensa: Elis Bohrer
Designer gráfico: Tiago Cardeal
Fotografia: Rafaela Cândido
Leia também: Festival Liberdade em Movimento espalha cultura e artivismo em Catanduva.
Mín. 16° Máx. 25°