A Casa SP Afro Antônio Pompêo será inaugurada nesta sexta-feira, 28. O espaço que fica na Avenida José Rodrigues Lisboa, 470, na Zona Norte de São José do Rio Preto, abrirá as portas para a disseminação da cultura afro-brasileira, com serviços, educação, saúde, economia, justiça, esporte e lazer voltados para a negritude do município.
O convite para participar da inauguração da Casa Afro é aberto para toda a população rio-pretense. Será uma realização da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência e Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal Afro.
A inauguração está marcada para começar às 10h e tem entrada gratuita. Claudionora Elis Tobias, presidente do Conselho Municipal Afro de Rio Preto (CMA) falou sobre a importância de uma espaço como esse para a cidade:
É muito importante que o Município tenha um espaço preocupado com as questões de Ensino e Pesquisa, que qualifica esse indivíduo para as profissões tecnológicas, profissões do futuro, um espaço de informação e estudos sobre a cultura Etinico-Racial, e que acolhe e encaminha de maneira humanizada as denuncias de discriminação, racismo, injúria racial, racismo religioso e intolerância religiosa.
Um espaço que informará as mulheres acerca da violência obstétrica, feminicidio, dentre outros atravessamentos que mulheres negras são submetidas, isso porque os dados são alarmantes e dão conta de que essas Mulheres ocupam os maiores números nas estatísticas.
A importância da Inauguração da Casa SP Afro, um projeto do governo do Estado em parceria com o Município, faz aumentar as Ações Afirmativas para a população Negra rio-pretense. Isso é um avanço, recentemente estivemos em Brasília/DF, no Ministério da Igualdade Racial, no gabinete do Secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial- SINAPIR, e da Diretora de Avaliação e Monitoramento e Gestão de Informação Isadora Bispo, e tivemps conhecimento de que São José do Rio Preto é um dos poucos municípios do Brasil que tem uma estrutura de combate de desigualdade racial, e isso nos orgulha e nós engrandece. E a Casa Afro, sem sobra de dúvidas, e mais uma ferramenta não promoção das políticas públicas do município", disse Claudionora.
O ex-presidente do CMA, Darok Viana, que participou das discussões e ações iniciais para que a a Casa Afro chegasse ao município, contou um pouco sobre o processo:
"A Casa Afro é uma conquista importante da negritude de Rio Preto, e foi possibilitada através de muito diálogo político. Em 2022 o Conselho Afro e a Secretaria de Igualdade Racial articularam com o representante do Governo do Estado, Ivan Lima, pela inclusão de São José Rio Preto na pequena lista de cidades a serem contempladas naquele momento. Dentro de poucas semanas tivemos o retorno positivo e então buscamos o apoio e concordância do executivo municipal para a implementação, incluindo contrapartidas necessárias, como a cessão do terreno e assinatura do compromisso com a construção. O processo de conquista contou com muito empenho e celeridade de todas as partes envolvidas para o cumprimento dos prazos".
Ele continuou:
"Com certeza, ver a concretização do primeiro equipamento público destinado à população negra de São José do Rio Preto e região, fruto da luta contínua do CMA, me deixa muito feliz e orgulhoso. Rio Preto avança mais um passo no combate ao racismo", finalizou, Darok.
Movimentos negros da cidade, artisticos, políticos e casas de religiões de matriz africana se mobilizam para participar da inauguração que tem tudo para ser um marco para a luta antirracista na cidade.
"Casa Afro de Rio Preto é um espaço fundamental para a valorização e preservação da cultura afro-brasileira. Este centro não só fortalece nossa identidade, mas também promove a inclusão e o respeito às nossas raízes, sendo um verdadeiro marco na luta contra o racismo em nossa cidade", falou Gabriela Carolina, frequentadora de um terreiro de umbanda do município.
Dia: 29/06/2025
Local: Avenida José Rodrigues Lisboa, 470, Jardim Alice
Hora: 10h
Emtrada: gratuita
Leia também: Parceria Candeeiro + Pai Kiel se transforma em grande evento realizado no Clube dos Engenheiros.
Mín. 17° Máx. 24°