Diversas instituições, incluindo o Ministério Público e a Polícia Civil, organizações, como a OAB e Mulheres do Brasil, e coletivos, como o Mulheres na Política e Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser de Rio Preto se unirão em uma grande manifestação em defesa dos direitos das mulheres em São José do Rio Preto. Denominado "Mulheres na Praça", o evento acontecá neste sábado, 23, a partir das 8h, na Praça Rui Barbosa, Centro.
A ação faz parte das atividades do “Projeto Aurora”, que visa promover ações diversificadas no mês de março, que tragam reflexões e conscientização sobre os desafios relacionados ao alcance da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres.
As diversas instituições, serviços, organizações e coletivos, estão engajados em prestar suporte e assistência às
mulheres em diversos aspectos de suas vidas.
Com uma gama de atividades que visam atender às necessidades e interesses das mulheres, o evento está alinhado com a ODS 5 - Igualdade de Gênero. A ODS 5 busca garantir a igualdade de direitos e oportunidades para mulheres e meninas em todas as esferas da vida, bem como eliminar todas as formas de discriminação e violência baseadas em gênero.
O evento oferecerá uma variedade de serviços e entretenimento, incluindo orientações jurídicas e sociais, atendimento para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, exames de saúde, serviços de beleza como massagens nas mãos, esmaltação de unhas, maquiagem e design de sobrancelhas, além de atividades culturais como teatro, dança, música e exposições artísticas.
Entre os serviços oferecidos, destacam-se também a oferta de cursos e capacitações, atendimento psicológico, doação de roupas e acessórios, auxílio na elaboração de currículos, orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais, e muito mais.
Além disso, "Mulheres na Praça!" não deixará de lado as crianças, oferecendo um espaço kids com atividades recreativas para os pequenos participantes.
O evento é gratuito e aberto a toda a população, e a organização reforça o convite para que todos se juntem a essa causa em prol da igualdade de gênero e da construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.
Serão prestados atendimentos e orientações jurídicas, sociais e de lazer, como:
* Registro de boletim de ocorrência
* Poupatempo
* Orientações jurídicas
* Orientações para mulheres em situação de violência doméstica e familiar
* Realização de exames
* Massagem nas mãos
* Esmaltação de unhas
* Maquiagem
* Designer de sobrancelha
* Quickmassage
* Bordação na praça
* Biblioteca móvel com doação de livros
* Ofertas de cursos e capacitações
* Serviços de atendimento psicológico
* Doação de roupas e acessórios
* Auxílio para elaboração de currículos
* Orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais
* Apresentações culturais: teatro, dança, música e outras
* Exposições artísticas
* Meditação na praça
* Rodas de conversa
* Bateria da UNESP
Dia: 23/03/2023
Horário: das 8h até 12h
Local: Praça Rio Barbosa (Centro)
Participação: gratuita
Classificação: livre para todos os públicos
Ralização: Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência doméstica de São José do Rio Preto, Grupo Mulheres do Brasil-Núcleo Rio Preto, OAB Rio Preto, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, Instituto Roka, Projeto Man, Vara de Violência doméstica e Familia da Comarca de São José do Rio Preto (TJ/SP).
Parceiras (os): Conselho Municipal Afro, Conselho Municipal dos Direiros da Mulher, Conselho Regional de Pisicologia, Senac, Sebrae, INSS, Defensoria Pública do Estado, INSS, Unesp, Polícia Civil, Patrulha Maria da Penha, Meninas do Bem, Mulheres na Política, Filhas de Fênix, Maria Livre, Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser, Arteiras Pela Democracia, Nação Valkirias, Acirp, ABC, Ara, Amigas Empreendedoras, Dizher, Justiça Restaurativa, maria da Comunidade, Ser, União das Faculdades dos Grandes Lagos e Unort.
Leia també: Confira a programação da Semanma do Hip Hop em Rio Preto.
Mín. 17° Máx. 24°