Possibilitar às crianças de escolas municipais de São José do Rio Preto o contato com a música de concerto. Essa é a proposta do projeto “Série de Concertos Didáticos dos Violoncelistas Rio-pretenses”, uma iniciativa do Black River Cello Quartet que contemplará cinco unidades de ensino da cidade com apresentações de concertos didáticos nesta segunda-feira (2/10) e no próximo dia 9.
Idealizado pela violoncelista Suellen Nayara Costa, rio-pretense que é aluna da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto, a Alma, o projeto foi contemplado no Prêmio Nelson Seixas 2023, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Nesta segunda (2/10), os concertos didáticos serão apresentados nas escolas municipais Fada Azul (Vila Anchieta), às 8h30, e Príncipe Encantado (Parque Industrial), às 10h30 e 13h30. No próximo dia 9, elas serão nas escolas municipais Céu Encantado (Vila Maceno), às 7h30, Celeste Maria Almeida Gouveia (Vila Anchieta), às 9h15, e Luzia Penha (Jardim Canaã), às 13h30.
O concerto didático permite ao público uma imersão na música de concerto, já que ele não se restringe apenas a apresentação de um repertório, envolvendo o compartilhamento de informações e curiosidades sobre os instrumentos e as composições. Ou seja, trata-se de um concerto em que os estudantes vão interagir com os instrumentistas.
O Black River Cello Quartet é formado por jovens violoncelistas de São José do Rio Preto que buscam ampliar o público da chamada “música clássica”: aquela tocada por instrumentos característicos de orquestra. Dois instrumentistas do quarteto, Gabriela Oliveira Alves e Walisson Cruz, são bacharéis em música pela FFCLRP/USP, e Guilherme Henrique da Silva e Suellen Nayara Costa são alunos da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto, a Alma. Todos têm em seu histórico um contato próximo com projetos sociais, seja como alunos ou como professores.
O arranjador do projeto, Walisson Cruz, é violoncelista e arranjador também na Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos. Segundo ele, é muito importante que as crianças tenham contato com a esfera cultural tão cedo quanto possível, para que ganhem referências artísticas e humanísticas que os nutrirão para constituírem bons cidadãos no futuro. “O contato com a arte e cultura transforma vidas, tira os jovens de maus caminhos e mostra para eles que o futuro cada vez mais exalta a criatividade”, argumenta Cruz.
A proponente e diretora artística do projeto, Suellen Nayara Costa, é uma jovem entusiasta da música clássica na cidade. Ela e Guilherme Henrique da Silva, também membro do quarteto, criaram a primeira edição do Encontro de Violoncelos de Rio Preto que, no ano passado, contou, inclusive, com uma participação internacional. “É uma felicidade muito grande poder ver a nossa cidade se enchendo de música, de arte, de vida, e esperamos pleitear novos fomentos culturais no futuro para que ampliemos as nossas atividades”, comemora Suellen.
Série de Concertos Didáticos dos Violoncelistas Rio-pretenses
Dia 2/10 : E.M. Fada Azul (8h30) e E.M. Príncipe Encantado (10h30 e 13h30)
Dia 9/10: E.M. Céu Encantado (7h30), E.M. Celeste Maria Almeida Gouveia (9h15) e E.M. Luzia Penha (13h30)
Grátis
Mín. 17° Máx. 24°