O Movimento Negro Unificado (MNU) de São José do Rio Preto realizou, no dia 4 de setembro, as Eleições a nova coordenação municipal. Durante a plenária, Lila Santiago foi aclamada nova coordenadora do movimento. Ela trabalhará ao lado de Elis Bohrer, coordenadora de organização e Carlos Teixeira, coordenador de finanças.
Neste momento de transição, Marcelo Braga, ex-coordenador municipal vem se reunindo com a nova gestão para repassar todas as atividades realizadas anteriormente á Eleição. Lila Santiago dará continuidade e vislumbra novas ações, sobretudo de base do movimento.
"Essa nova composição é um dos caminhos para engajar mais líderes e para que efetivamente as mulheres negras avancem.
É sabido que existem desigualdades estruturais entre homens e mulheres, os abismos podem ser bem maiores em relação as mulheres negras, por essa razão trabalharemos para que seja uma ação permanente ate que como um modelo de reparação social nas alternâncias de poder", explicou Lila Santiago.
As principais parcerias do MNU Rio Preto são voltadas para a educação e cultura. Junto a coletivos da UNESP, o Movimento realiza ações educativas com alunos bolsistas. As atividades tem foco na diversidade não apenas racial, como de gênero e na luta o anticapacitismo e anti-homofobia.
Outra parceria importante tem o foco na educação cultural infantil das crianças assistidas pelo Instituto Bem Vindo.
O MNU Rio Preto também é responsável pela promoção da Noite Preta, que tem se tornado tradição no mês de novembro de todos os anos no município.
Durante o evento o público pode conferir e consumir produtos da Feira Afro, culinária temática, shows musicais, intervenções performáticas, desfile de moda de rua entre outras atrações.
Leia também: Mãos Femininas divulga programação da Feira Coletiva com horários, veja!
Mín. 20° Máx. 34°