O coletivo feminista "Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser" realizará uma ação pró-vida feminina na manhã de sábado, 26, no Calçadão de Rio Preto. O ato faz parte da campanha Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Durante a manifestação serão distribuídos brindes, são artesanatos, produzidos pelas "Arteiras pela Democracia". Haverá intervenção artistas com música e literatura produzida pelo coletivo, também feminista, "Phodásticas". Todas as ações acontecerão a partir das 9h, próximo a Praça Rui Barbosa, no centro da cidade.
"Tivemos um aumento significativo no número de mulheres agredidas no mês de julho deste ano, em todo o estado de São Paulo. Em Rio Preto aumentou em 51% o número de violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, a maioria do sexo feminino. Esses indicadores nos alertam enquanto coletivo feminista, enquanto um grupo composto por mulheres que se dedicam à luta pela sobrevivência do corpo feminino. Portanto estaremos ali no Calçadão no sábado, alertando a sociedade sobre como o machismo influencia e/ou diminui a expectativa de vida, de saúde física, de saúde mental das nossas mulheres e meninas de Rio Preto e Região. Estaremos divulgando uma mensagem de empoderamento feminista e contra a cultura que oprime e interrompe a vida das nossas mulheres", disse Tidda Vernuncci, ativista e fundadora do coletivo Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser.
A Campanha Agosto Lilás foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, quando surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil.
Dia: Sábado (26/08)
Horário: Das 9h até às 12h
Local: Próximo da Praça Rio Barbosa (Calçadão)
Leia também: Mulheres com idade entre 20 e 39 anos são as principais vítimas de violência em Rio Preto.
Mín. 17° Máx. 24°