Foi dada a largada para as Eleições 2022. Em São Paulo foram registradas 2.026 contas eleitorais de 32 partidos para deputado estadual. O estado mais populoso do Brasil normalmente elege um número maior de representantes. Podemos tomar como parâmetro as últimas eleições que elegeu 70 deputados de São Paulo, na sequência vem Minas Gerais, com 53 e Rio de Janeiro com 46.
Os candidatos registrados por São Paulo ainda precisam aguardar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para confirmação das candidaturas, que neste momento se encontram em “aguardando julgamento”. Esse procedimento é normal já que o poder judiciário precisa esclarecer à população se existem candidatos a deputado estadual impugnado ou impossibilitado de se candidatar.
Ainda é cedo para traçar o mapa da quantidade de deputados estaduais tentantes nesta eleição. Embora algumas campanhas estejam sendo bastante divulgadas nas redes sociais, ainda não existem números oficiais.
Uma das maiores cidades de São Paulo, possui 27 candidaturas registradas no município. Alguns nomes são bastante conhecidos, veja todos alguns nomes apurados.
O produtor de teatro Lawrence Garcia que tem sede em Rio Preto é co-candidato a deputado estadual em uma campanha coletiva denominada “Povo da Cultura”. Juntamente com outros 9 nomes espalhados pelo estado pleiteia em favor das manifestações culturais brasileiras, a candidatura está registrada pelo Psol, porém é supra partidária. O rio-pretense se encontra sem partido.
É do povo que emana o poder. Quando um deputado estadual é eleito através do voto popular, sua responsabilidade junto aos eleitores e ao serviço público tem duração de quatro anos. Durante esse período chamado mandato, o parlamentar participa das sessões plenárias e dos trabalhos das Comissões. Ele também pode atender seus eleitores com a finalidade de encaminhar as demandas aos órgãos governamentais ou levando as questões para debate no Plenário. Obviamente que tais assuntos precisam ser de interesse público de sua região.
Deputados ouvem opiniões de grupos organizados que reivindicam a colocação de temas específicos em pauta. Por isso é normal receber líderes sindicais, trabalhadores, lideranças de diversas comunidades e entidades representativas em seu gabinete. Ele ou ela pode fazer diligências pessoalmente nos órgãos de administração direta ou indireta.
A apresentação de decretos legislativos, propostas de emenda à Constituição Estadual, resoluções, projetos de lei devem ser constantes, pois essa é uma de suas principais funções na Assembleia. Assim como avaliar todas as propostas levantadas pelos demais deputados.
O deputado emite pareceres nas diversas comissões técnicas, sobre os projetos e demais assuntos acerca dos quais o Poder Legislativo deve manifestar-se. Pode também propor a instituição de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
Com tantas obrigações e responsabilidades a serem cumpridas depois de eleito pelo povo o deputado estadual deve ser escolhido de forma que represente seu eleitor e tenha fôlego o suficiente, pois sem dúvida cumprir um mandato à risca é bastante trabalhoso!
Mín. 21° Máx. 27°