Rio Preto receberá uma grande comemoração entre os dias 19 e 22 de julho. O aniversários de 78 anos do Mercadão Municipal será marcado por programação musical intensa, proposta em dois palcos no centro da cidade. As festividades são de promoção da Prefeitura Municipal, por meio da empresa Ecoa Eventos. O público terá acesso gratuito a shows musicais e intervenções de outras áreas artísticas, são espetáculos que acontecerão das 11h até às 21h, todos os dias.
A grade de programação referente as comemorações ainda não foi divulgada. De acordo com a empresa promotora foram selecionados diversos artistas que atuam na cidade, incluindo o cantor e violonista Nei Candido. A ideia é oferecer uma programação diversificada, com estilos que vão desde a música erudita até o pop.
As duas estruturas que serão montadas para que os eventos possam acontecer estarão localizadas em ruas que ficam no entorno do Mercadão. Sendo um palco na entrada da rua Silva Jardim e outro na entrada da rua Jorge Tibiriçá, locais de acesso para os decks recém-instalados, que possuem capacidade para 90 pessoas cada um deles.. Algumas apresentações também vão acontecer na área interna do "aniversariante". Ao curtir os shows o público poderá consumir produtos do Mercadão.
Além do aniversário, às 16h do dia 19 de julho haverá uma cerimônia de reinauguração do Mercadão que foi amplamente reformado. O centro de compras e agora praça de alimentação possuía antes 1.688 metros quadrados e recebe cerca de 20 mil visitas por mês. É esperado que tais números aumentem em decorrência das reformas realizadas no prédio e ações culturais desenvolvida na área.
No mês de junho deste ano (2022) o prefeito Edinho Araújo empossou o Conselho Municipal do Mercadão, que teve como uma de suas primeiras decisões a extensão do horário de funcionamento do centro de compras. Agora o Mercadão funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 8h até às 19h, aos sábados até às 14h e nos domingos até às 13h.
Ficou acordado também que os estabelecimentos da praça de alimentação funcionarão de quarta a sexta-feira até 21h e aos sábado e domingos até 16h.
O Mercado Municipal é um dos pontos mais tradicionais da metrópole paulista. Inaugurado em 19 de julho de 1944, é um centro de compras alimentício e também ponto de encontro para apreciadores dos famosos pastéis. Sendo patrimônio de Rio Preto.
Data: 19 a 22 de julho (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Local: Entrada da rua Silvia Jardim e entrada da Rua Jorge Tibiriçá (na altura do Mercadão)
Entrada: gratuita
Classificação: livre
A abertura do FIT Rio Preto está confirmada para a próxima sexta-feira, 21 de julho. Ela vai acontecer em um dos dias das comemorações do aniversário do Mercadão.
Programado para o período de 21 a 30 de julho, receberá a terceira edição do Projeto de Internacionalização de Dramaturgias, uma iniciativa do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil. A terceira edição constrói uma parceria com os Países Baixos, envolvendo artistas brasileiros de diferentes regiões do Brasil na tradução de obras holandesas, que ganharam publicação em livro.
No FIT Rio Preto 2022, o lançamento da “Coleção da Dramaturgia Holandesa”, publicada pela Editora Cobogó, está marcado para o dia 28 de julho, às 21h, no teatro de bolso da Casa de Cultura Dinorath do Valle. Na oportunidade, será realizada a leitura dramática de uma das obras holandesas que ganharam tradução em língua portuguesa: “Ressaca de palavras” (Spraakwater), texto de Frank Siera e tradução de Cris Larin. A leitura dramática será feita por três artistas da cena rio-pretense: Alexandre Melinsky, Bha Prince e Vanessa Cornélio.
Além de “Ressaca de palavras” (Spraakwater), a terceira edição do Projeto de Internacionalização de Dramaturgias envolveu a tradução de “No canal à esquerda” (Bij het kanaal naar links), de Alex van Warmerdam (tradução de Giovana Soar); “Planeta Tudo” [Alles (planeet Alles)], de Esther Gerritsen (tradução de Ivam Cabral e Rodolfo García Váz); “Eu não vou fazer Medeia” (I won’t play Medea), de Magne van den Berg (tradução de Jonathan Andrade); e “A Nação – Uma peça em seis episódios” (The Nation), de Eric de Vroedt e Het Nationale Theater (tradução de Newton Moreno e Almir Martines).
O lançamento da “Coleção Holandesa” dá continuidade e amplia a biblioteca do Projeto de Internacionalização de Dramaturgias, disponibilizando novos textos para artistas de língua portuguesa. “Este processo gera encontros entre artistas, promove novas experiências, aproxima e constrói relações – verbos que ganharam outra dimensão após a pandemia”, destaca a diretora e curadora do TEMPO_FESTIVAL, Márcia Dias, idealizadora do projeto.
Para esquentar os motores para as noites do Graneleiro, uma playlist no perfil do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto 2022) no Spotify e no Deezer traz músicas relacionadas às atrações do tradicional ponto de encontro do evento, que tem início no dia 21 de julho, quinta-feira. A playlist traz composições autorais de bandas e artistas que integram a programação do Graneleiro, além de músicas que fazem parte.
Mín. 20° Máx. 34°