São José do Rio Preto tem belos pontos turísticos. Atualmente o município conta com cerca de 450 mil habitantes. Aliás, a cidade interiorana já estava entre as mais populosas do estado, agora o objetivo é aumentar ainda mais o desenvolvimento.
O projeto foi de desenvolvimento da região de Rio Preto foi aprovado em agosto do ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Entre os municípios pertencentes a região, temos: Bálsamo, Catiguá, Guapiaçu, Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Orindiúva, Potirendaba, além de Olímpia e Severínia que foram incluídas no plano posteriormente.
Conheça mais sobre estes municípios e não deixe de reservar um tempinho na agenda para conhecer todos eles e os pontos turísticos de Rio Preto.
O plano teve início em 2021 e em 10 de agosto do mesmo ano foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O projeto de Lei Complementar 15/2021, do governo estadual, teve sua redação melhorada para que pudesse incluir os municípios de Olímpia e Severínia na unidade regional, permitindo portanto, a participação popular no Conselho de Desenvolvimento da região de Rio Preto.
Ele foi implantando durante a gestão do prefeito Edinho Araújo (MDB).
Com as cidades de Olímpia e Severínia incluídas no plano, a Região Metropolitana de São José do Rio Preto passa a ter 37 municípios e não mais 35, como estava previsto inicialmente no projeto que foi enviado à Alesp em maio de 2021.
A nova Região Metropolitana de Rio Preto é parte de um plano do próprio governo de reorganizar o Estado em cerca de 36 regiões metropolitanas e ainda aglomerados urbanos e microrregiões. Esta passa a ser a sétima região metropolitana do Estado - que conta com outras seis, como São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas.
Fazem parte da região de Rio Preto a partir de então as cidades de: Bálsamo, Catiguá, Guapiaçu, Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Orindiúva, Potirendaba e Severínia (que você verá mais a respeito logo mais), além de Adolfo, Bady Bassit, Cedral, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã,, Onda Verde, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto,, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.
Saiba também sobre a economia de Rio Preto.
Rio Preto é importante e cheia de coisas para aproveitar, mas claro que com estas 37 cidades incluídas, a região ficará ainda melhor com todo o desenvolvimento econômico que terá. Fora a qualidade de vida dos moradores e as reduções de desigualdades regionais.
Veja a seguir um pouco mais sobre 10 municípios pertencentes à Região Metropolitana de Rio Preto e bora agendar uma visita? Confira!
A primeira cidade, pertencente à Microrregião de São José do Rio Preto é Bálsamo, que tem cerca de 8.908 habitantes, segundo dados do IBGE de 2017. Com mais de 100 anos de sua fundação, Bálsamo carrega consigo um nome cheio de histórias.
Apesar de ter nome de uma planta, na verdade a história que se conta por trás do nome da cidade de Bálsamo é outra, totalmente desvinculado de aromas de plantas. O nome Bálsamo se deve ao Córrego do Bálsamo, chamado assim por conta da alta quantidade de pés de Bálsamo em sua margem, que hoje podemos chamar de Cabreúva, praticamente extinto da região nos dias de hoje.
Catiguá, que se instalou em 1960 no antigo distrito de Catupiry, é conhecida pelo Ribeirão São Domingos, Córrego dos Cândidos e de Bate-Panela que fazem parte da sua história desde que era um povoado.
Também é cognominada "Cidade do Balaio" ou "Capital do Balaio", devido ao tradicional artesanato de bambu que tem na cidade há quase um século. Catiguá ainda faz parte da Região Turística "Águas, Sabores e Saberes", junto aos municípios de Adolfo, Cedral, Ibirá, Irapuã, Mendonça, Sales e Ubarana.
Guapiaçu, que fica a 15 quilômetros de São José do Rio Preto, tem mais de 21 mil habitantes atualmente. É uma cidade com boa qualidade de vida e que se sustenta, especialmente, pela área industrial. Por lá você encontra de tudo um pouco, como lojas de doces, santuários e ainda pode dar uma passadinha em Rio Preto para conferir os locais turísticos da cidade.
Ibirá fica a 420 km do estado de São Paulo. Se destaca pela qualidade de suas águas vanádicas, que possuem poder de cura. É no Balneário "Evaristo Mendes Seixas" que você pode encontrar os banhos de imersão nestas águas e ter uma experiência única.
Nova Aliança era conhecida como um povoado na época de sua fundação, homenageando a propriedade onde os fundadores do município moravam antes - a Fazenda “Bela Aliança” em São Joaquim da Barra. O desenvolvimento local se deu com relação à agricultura, especialmente, nos plantios de café, arroz e cana-de-açúcar.
A cidade de Nova Granada tem cerca de 21.500 granadenses, ficando próxima aos municípios de Onda Verde, Palestina e Ipiguá, além de Rio Preto. O local tem como principais fatores econômicos os setores: terciário, agropecuário e industrial.
Olímpia é uma cidade turística bastante conhecida por sua cultura popular, sendo chamada de "Capital do Folclore" por conta do Festival Nacional de Folclore de Olímpia, com quase 60 anos de existência e o Museu de História e Folclore, fora a economia baseada na agroindústria e comércio.
Orindiúva é uma cidade vizinha de municípios como Fronteira, Itapagipe e Palestina, além de Nova Granada a maior cidade nos arredores. Ainda na década de 1960 teve sua independência, mas foi nós anos 1970 que cresceu o cultivo de cana-de-açúcar no município, destinado à produção de álcool.
Potirendaba é um município com cerca de 15 mil habitantes. Popularmente conhecido pelo famoso Bar do Corgo Fundo, além de outros locais como shoppings, docerias, spas termais, Balneário Termas de Ibirá, Massas de água. Parque das Águas. entre outros locais. Vale dizer que o nome "Potirendaba'' tem origem indígena e significa “ramalhete de flores”.
Severínia
Severínia agora também faz parte da Microrregião de São José. Fundada pelo sertanista José Severino de Almeida, seu santo padroeiro é São José. Entre os locais indispensáveis durante um passeio temos: a Igreja Matriz de S. João Batista, Orquidário Aguapey, bares, cinemas e o Folclore e Museu de História Maria Olimpia, entre outros.
Obviamente que não conseguimos falar tudo que estas lindas cidades tem a oferecer, então fique de olho no nosso site para saber mais sobre a região! Aproveita e compartilha.
Confira todos os municípios que fazem parte da região metropolitana de Rio Preto.
Mín. 17° Máx. 24°