Há notícias sobre São José do Rio Preto nesta quarta-feira, 9. Os destaques ficam por conta da contaminação da água, conselho da diversidade e vacinação nas escolas. Confira!
Rio Preto está entre as 793 cidades brasileiras com alto nível de poluentes nocivos à saúde na água. A conclusão foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que usou como base uma pesquisa realizada pela Vigilância da Qualidade da Água.
Há substâncias que podem causar diversas doenças, entre elas, câncer.
A pesquisa, que usou amostras de água dos municípios, começou a ser realizada em 2018 e terminou em 2020. O resultado da análise apontou que tais substâncias estão acima do nível, podendo causar severos danos à saúde dos munícipes. Em Rio Preto foi detectada a presença do cromo.
O cromo com composição hexavalente faz parte da lista internacional e nacional de substâncias com elevado grau de toxicidade. É necessário que se aplique rígidos procedimentos de controle.
Os principais males que o cromo pode trazer para a saúde ocorre quando ele é inalado ou ingerido. No segundo caso, a substância cai na corrente sanguínea, podendo se espalhar pelo corpo, causando diversas doenças relacionadas ao sangue, que acometem órgãos como o rim ou alterações em fetos, no caso da ingestão de gestantes, além de tumores.
O projeto para a criação do Conselho Municipal dos Direitos de Diversidade Sexual e de Gênero em Rio Preto foi recusado pela maioria dos vereadores da câmara.
A votação realizada na última terça-feira, 8, na 114º sessão, foi acirrada, oito a sete.
Cabo Júlio Donizete (PSD), Anderson Branco (PL), Rossini Diniz (PL), Bruno Moura (PSDB), Jean Charles Serbeto (MDB), Paulo Pauléra (Progressistas), Robson Ricci (Republicanos) e Odélio Chaves (Progressistas), disseram não a criação do conselho.
Enquanto que Celso Luiz Peixão (MDB), Renato Puppo (PSDB), Cláudia de Giulli (MDB) Bruno Marinho (Patriota), Jorge Menezes (PSD), Jéssica Coletivas (PSOL) e Pedro Roberto (Patriota) votaram a favor da criação.
Não votaram Karina Carolina (Republicanos), que presidiu a sessão, e Francisco Junior (DEM), que se ausentou.
As crianças de 5 a 11 anos que estudam nas escolas municipais de Rio Preto não precisam mais serem levadas a postos ou unidades de vacinação, pois começou nesta terça-feira, 9, a vacinação das escolas.
Para serem vacinadas as crianças precisam ser acompanhadas pelos pais ou algum responsável. O horário é estabelecido pela secretaria de educação, confira as datas, horários e escolas.
EM Profª Regina Mallouk – 7h30 e 14h
EM José Froes Filho – 7h30 e 14h
EM Rita Mendes Mambreu – das 7h às 8h30 e das 11h30 às 13h30
EM Dunalva do Amaral Farath – das 7h às 9h e das 11h30 às 13h30
EM Flávio Fasanelli Rodrigues – das 7h às 9h e das 11h30 às 13h30
EM Ieda de Seixas Souza – das 7h às 8h30 e das 11h30 às 13h30
EM Jandira Caetano Ribeiro – 7h30 e 11h30
EM Profª Camen Nelita Anselmo Vettorazzo – 11h30
Mín. 20° Máx. 34°