O município São José do Rio Preto, que também é uma metrópole no interior do estado, possui um número populacional considerável, com pouco mais de 450 mil habitantes. A 500 quilômetros de distância da capital, São Paulo, a bela cidade oferece agradáveis pontos turísticos, o Mercado Municipal é um deles.
Popularmente conhecido como Mercadão de Rio Preto, ele tem grande relevância para a cidade, pois além de fazer parte da história, ultrapassando gerações, e sendo uma organização comercial formada por antigos empreendedores do ramo alimentício, é considerado um ponto de encontro para os rio-pretenses que apreciam um bom bate papo acompanhado dos famosos pasteis.
Construído em 1944, sua importância é tamanha que em 2004 foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact). Três anos depois, em 2007, foi escolhido pela população como uma das 7 Maravilhas da cidade juntamente com a Basílica, a Represa, o Bosque, Palácio das Águas, Riopreto Shopping Center e o Complexo da Swift.
O Mercadão de Rio Preto fica perto do prédio onde funciona a Prefeitura Municipal, sendo paralelo.
Localizado em uma das avenidas mais famosas da cidade, a Antônio de Godoy, o espaço de 1.688 metros quadrados, conta com cem instalações comerciais. São bancas e box feitos para que os comerciantes possam atuar, oferecendo produtos diferenciados para a população da cidade e região.
O prédio recebe ao todo 20 mil pessoas por mês, tem um público diversificado e flutuante, além dos clientes tradicionais, que não abrem mão das iguarias vendidas no local.
Quem vai ao mercadão encontra uma variedade de produtos que vai de frutas e verduras frescas, laticínios, castanhas, doces, pimentas e temperos até flores, tabacos e agência lotérica. Mas nem sempre foi assim.
Quando o centro comercial foi construído, há 78 anos, a proposta era apenas praticar a venda de produtos alimentícios (mercearia), e utensílios como peneiras de taquara e peças de barro. Entretanto sua popularização foi tamanha, que aos poucos, outros tipos de comércios foram inseridos.
Agora é importante na geração de receita e oportunidades de emprego. Ao todo são 139 trabalhadores contratados pelos 34 autorizados pela prefeitura a usarem um espaço dentro do prédio.
Artistas locais, jornalistas, políticos, historiadores, estudantes e figuras célebres de Rio Preto estão constantemente no Mercado Municipal. Assuntos importantes e alianças políticas são tradicionalmente resolvidos ali.
Além disso, faz parte da essência e da rotina de todo rio-pretense reservar um tempinho na semana para comer os irresistíveis pastéis do Mercadão e encontrar os amigos para ‘jogar conversa fora’.
Em novembro de 2021, o Mercado Municipal de Rio Preto passou por uma completa reforma como forma de garantir maior segurança e conforto a todos. Além de melhorias na estrutura interna, o prédio também passou por pintura e houve o plantio de ipês na área externa para trazer ainda mais beleza ao local.
O espaço também foi ampliado e reorganizado através de novas concessões, garantindo mais opções de compras ao público como pescados e choperia.
Para quem já é de Rio Preto não é difícil chegar ao Mercado central, visto que ele está localizado no coração da cidade.
Quem é de outra cidade e/ou estado também não terá grandes dificuldades. Isso porque, tem a possibilidade de ir de carro, ônibus ou até avião para Rio Preto, considerando que a cidade conta com o Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino.
Vale ressaltar que, por conta da pandemia de coronavírus, estão sendo adotados todos os protocolos sanitários de prevenção, incluindo controle de público e distanciamento físico entre as pessoas.
“Sempre que posso, dou uma passadinha no Mercadão, nem que seja para comer um pastel, ou comprar um docinho. O que eu mais gosto aqui são os produtos que não encontramos nos mercados convencionais, como temperos, o queijo (um mais gostoso que o outro) e de quebra ainda bato um papo com que vem passear também”, disse dona Nilza Soares à equipe do portal O Noroeste.
Ficou com vontade de conhecer e experimentar as delícias do mercadão? Conheça algumas lojas que funcionam dentro do prédio!
Endereço: rua Antônio de Godoy, 3048 – Centro de São José do Rio Preto, em frente ao Poupatempo
Telefone: (17) 3231-6119
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábado das 07h até às 13h; e domingo até 12h.
Mín. 21° Máx. 27°